Osias Chaves


Resultado do Enem 2011 é antecipado e já está disponível Notas eram aguardadas apenas para 04 de janeiro do próximo ano.

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para hoje, 21 de dezembro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Ele estava previsto apenas para 04 de janeiro.

As provas foram aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A abstenção nos dois dias foi pouco mais de 26%, ou seja, em torno de 1,4 milhão de candidatos deixaram de fazer as provas. No total, foram recebidas 5,4 milhões de inscrições.
No primeiro dia, um sábado, foram aplicadas provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Elas abrangem História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.
Já no segundo, um domingo, foram 90 questões objetivas sobre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que abordam os conteúdos de Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação.

A partir de 2012 o Enem será realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre. A edição do primeiro semestre está confirmada para os dias 28 e 29 de abril, e a edição do segundo semestre ainda não tem data confirmada.

Vazamento

Após recursos a Justiça manteve a decisão de anular as questões que vazaram do pré-teste do Enem apenas para os alunos do Colégio Christus, de Fortaleza/CE. Nesta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que a anulação atingirá mais estudantes, pois serão incluídos os alunos do cursinho pré-vestibular do colégio. Assim, ao todo, as 14 questões foram anuladas para 1.139 estudantes.


Impressão do Cartão de Confirmação para a 3ª Fase da Uepa

Você que fez a 1ª e 2ª fase da prova da Uepa, fique ligado ja saiu o resultado e para conferir acesse.
http://www.uepa.br/portal/seletivo2012/


Vestibular IFPA


http://selecao2012.castanhal.ifpa.edu.br/Forms/Inscricao/frmPrincipal.aspx


PS 2012: confira os gabaritos oficiais das 1as e 2as etapas

A prova do dia 27 teve as questões 34, de Matemática, e 43, de Química, anuladas. O mesmo ocorreu com a questão 36, de Física, do exame realizado no dia 28.

A Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou na última quinta-feira, dia 1o. de dezembro, os gabaritos oficiais referentes à 1a. etapa do Prosel e do Prise - Subprograma XV e à 2a. etapa do Prosel e do Prise - Subprograma XIV, realizadas nos dias 27 e 28 de novembro de 2011, respectivamente. Da primeira prova, estão anuladas as questões 34, de Matemática, e 43, de Química. Da segunda, foi anulada a questão 36, de Física.

O espaço entre a divulgação do preliminar (liberado horas após a realização dos exames) e do oficial respeita uma imposição do edital dos Processos Seletivos 2012, que garante a possibilidade de candidatos, professores, colégios e cursinhos entrarem com recursos para revisão de questões do certame.

CONFIRA O GABARITO OFICIAL DA 1a. ETAPA - PROSEL / PRISE XV


CONFIRA O GABARITO OFICIAL DA 2a. ETAPA - PROSEL / PRISE XIV


Secretaria Municipal de Educação é contemplada com Proinfância e quadras esportivas escolares, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)

O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um conjunto de medidas que estimula os investimentos em infraestrutura, crédito e desoneração de tributos para ampliar o PIB (Produto Interno Bruto), a soma das riquezas produzidas pelo País e a geração de empregos, tudo isso aliado a benefícios sociais levados a todas as regiões brasileiras.

As ações do PAC 2, no Ministério da Educação, estão voltadas para o Programa Proinfância e para a construção de quadras esportivas escolares cobertas, bem como para a cobertura de quadras esportivas escolares.

As demandas dos municípios, estados e Distrito Federal para obras do PAC 2, no Ministério da Educação, são inseridas no SIMEC - Módulo PAR 2010 (http://simec.mec.gov.br/).

Os municípios que possuem obra(s) pré-cadastrada(s) no sistema podem visualizá-la(s) entrando no link "Proinfância e Quadra nas Escolas".
A Secretaria de educação do município cumpriu todas as exigências do Ministério da Educação, e apenas aguarda as análises de conclusão do MEC, para então dar início as obras da contemplação, que foram as seguintes:

·        Construção de 3 creches / Pré escolar / Escola Infantil tipo B;

·       Construção de 3 Quadras Poliesportiva com cobertura / Quadra Escolar Coberta com vestiário,

·        Construção de 3 Coberturas de Quadra Escolar / Cobertura de Quadra Pequena.

O Secretário de Educação, Prof. Paulo lira, juntamente com sua equipe técnica da SEMED, entre elas a Engenheira Civil da referida secretaria, Dr.ª Ellen Cunha, realizaram um estudo interno a fim de entender e atender as necessidades de cada bairro e/ou escola, confira abaixo:

Bairros escolhidos para a Construção de 3 creches - Proinfância.
Bairro Palmeiras
Bairro Moacir Neto
Bairro Maurício Ataíde

Escolas escolhidas para Construção de 3 Quadras Poliesportiva com cobertura.
EMEF - Hilda de Oliveira
EMEF - Tomás de Aquino
EMEF - João Simão Travassos

Escolas escolhidas para a Construção de 3 Coberturas de Quadra Escolar.
EMEF - Padre Leandro Pinheiro
EMEF - São José Operário
EMEF - Pe. Sátiro


PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS:

1) O município pode apresentar projeto para construção sem ter documentação que comprove a titularidade do terreno?
R: Para áreas públicas sem registro, com o PAC as obras poderão ser iniciadas caso o chefe do executivo tenha assumido o compromisso assinado na “Declaração de Dominialidade” apresentada no preenchimento dos dados na aba “Documentos Anexos”, no SIMEC – Módulo PAR 2010.

2) Quais são os pré-requisitos para solicitação do Proinfância?
R: O município deverá ter:
·       disponibilidade de terreno em localização, condições de acesso e características geotécnicas e topográficas adequadas para a implantação das unidades;

·        compromisso com a gestão, funcionamento e manutenção das unidades.

3) Quais são as condições necessárias para solicitar o projeto padronizado Tipo C do Proinfância?
R: As condições são:

·    dimensões mínimas do terreno: 45X35 metros, para uma área construída de 564m2;

· declividade máxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar terraplanagem;

·        atendimento estimado de 120 crianças;


4) Quais são as condições necessárias para solicitar o projeto padronizado Tipo B do Proinfância?
R: As condições são:

·    dimensões mínimas do terreno: 40X70 metros, para uma área construída de 1.212m2;

· declividade máxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar terraplanagem;

·        atendimento estimado de 216 crianças;


5) O Proinfância incluirá mobiliário e equipamentos?
R: Sim. 21

6) Onde procurar mais informações sobre o Proinfância?
R: Todas as informações sobre o Proinfância estão detalhadas e disponíveis no portal do FNDE, no seguinte endereço: http://www.fnde.gov.br/index.php/proinf-funcionamento.

7) Quais os procedimentos a serem seguidos para apresentação de projetos no âmbito do Programa Proinfância?
R: Todos os projetos serão enviados por meio do SIMEC, no módulo PAR 2010. Serão consideradas apenas as propostas enviadas nos termos e prazos estabelecidos. Somente após o resultado da seleção é que o município deverá encaminhar os documentos em meio físico, devidamente assinados, caso sejam solicitados pelo FNDE.

8) Quais são as condições necessárias para solicitar a construção de quadra?
R: As condições são:

·    área livre de, no mínimo, 26X40 metros no terreno da escola ou em um raio máximo de 500m;

·  declividade máxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar a terraplanagem;


9) Como ter acesso ao SIMEC (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação)?
R: Para fazer o cadastro no SIMEC – Módulo PAR 2010 basta seguir os procedimentos:

·        Acessar a página do SIMEC : http://simec.mec.gov.br.

·        Solicitar o cadastro.

·        Selecionar o módulo "PAR 2010".

·        Informar o CPF.

·        Preencher os dados cadastrais.

·        O endereço eletrônico informado deve ser o da pessoa cujo CPF foi cadastrado, podendo ser o e-mail pessoal ou institucional, desde que seja o e-mail do(a) usuário(a) que está solicitando o cadastro.

·        Informar a justificativa.

·     Informar o perfil desejado: “Equipe Municipal” - para o dirigente municipal de educação e “Equipe Municipal – Prefeito” para o(a) prefeito(a).

·        Para finalizar o cadastro, clicar em “Enviar”.

·     Aguardar o recebimento da senha no endereço eletrônico informado no cadastro.

10) Qual o prazo para preenchimento dos dados e fornecimento dos documentos no SIMEC?
R: O prazo estabelecido vai de 15 de setembro/2011 a 30 de novembro/2011.

11) O município que estiver inadimplente pode receber obras do PAC?
R: Para essas obras o FNDE está dispensado de fazer consulta ao CAUC (Cadastro Único de Convênio).

12) Se o projeto do município estiver orçado com um valor acima do custo máximo de referência estabelecido pelo padrão, é possível complementar com recursos próprios?
R: Não. Os projetos com valores acima do custo máximo de referência estabelecido pelo padrão de cada uma das modalidades de construção não serão aprovados.