Osias Chaves

Aniversário da Escola Frei Miguel de Bulhões




ANIVERSÁRIO DA ESCOLA FREI MIGUEL DE BULHÕES
No dia 28 de maio a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões, terá orgulho de estar completando 33 anos de muita dedicação ao processo de ensino e aprendizagem no Município de São Miguel do Guamá. Foi a primeira escola a nível médio estadual criada no município, precisamente no ano de 1979. Inicialmente a Escola Frei Miguel de Bulhões funcionava na Escola Licurgo Peixoto. Ao longo dos anos a Escola vem atendendo alunos de varias localidades da região nordeste do Pará. Por ela já se passaram inúmeros alunos que hoje possuem papéis importantes no cenário guamaense e até, mesmo a, nível de estado, é o caso da ex: deputada Lurdes Lima, que atua hoje como Conselheira do Tribunal de Contas do Estado; Maria Dionízia Miranda da Silva, Secretária da Indústria e Comércio de São Miguel do Guamá; Maria do Espírito Santo Lima da Silva, professora do município; Maria de Fátima Gonçalves Carvalho, professora do município.   
A Escola Frei Miguel de Bulhões já passou por vários gestores, cada um, sem dúvida, deram a sua contribuição ao status social que a referida escola vigência (Francisco Brás Gama Lacerda, Terezinha de Ataíde, Paulo de Melo Severino Lira, Diana Quaresma, e outros). Atualmente a gestão da Escola está sob a direção da Professora Marluce de Lima Lira, Pedagoga, eleita pelo voto direto e democrático dos professores, alunos, funcionários e a comunidade.
Outrora, a escola passa reformas em suas estruturas físicas,  e se a verba orçada for de fato e de direito empregada e destinada a esse intuito teremos muito em breve  uma escola digna à sociedade guamaense , com condições espaciais e profissionais para promover uma educação intercultural, e que se isso signifique verdadeiramente um fator de coesão, de ensino-aprendizagem e de paz.    
Parabéns aos professores, alunos, funcionários que vestem a camisa da educação e, principalmente a Escola Frei Miguel de Bulhões, que você querida escola, enquanto instituição de ensino médio continue produzindo os frutos necessários para o crescimento e desenvolvimento do nosso, vosso São Miguel do Guamá.

Programação de Aniversário da Escola

Manhã
- Culto Ecumênico – 7:00 h
- Caminhada da comemoração - 9:00 h
- Coquetel dos parabéns – 10:30 h

Tarde
Eventos Culturais – 13:30 h
 “He aven dance” – 19:00 h



Amigos da Escola




Participação Especial da Escola Frei Miguel de Bulhões no Aniversário do Projeto Amigos da Escola

Foram três dias de muitas comemorações, eventos e divulgação dos projetos sociais e educativos desenvolvidos nas escolas de São Miguel do Guamá. Nas comemorações dos 10 anos do Projeto Amigos da Escola, ficou visível para a sociedade guamaense que as escolas são ricas em projetos educativos, só “pobre” mesmo são os salários dos professores. Há 10 anos a Escola Frei Miguel de Bulhões demonstrou para a sociedade local e sociedade brasileira que a educação é uma responsabilidade de todos. Isso foi possível com o ‘Projeto Adote Um Aluno’, um projeto de reforço escolar coordenado pelo professor Osias Chaves, que foi considerado uma ação relevante no contexto educacional, que culminou com sua divulgação no Jornal Liberal, Jornal Nacional, e no programa Fantástico da Rede Globo. A semente germinou e hoje professores e alunos de diferentes escolas e localidades colocam em prática diversos projetos educativos e de responsabilidade social. E isso ficou comprovado com a participação maciça e brilhante de todas as escolas de São Miguel no evento do Projeto Amigos da Escola. Nessa matéria on-line não podemos postergar e parabenizar o trabalho desenvolvido ao longo destes dez anos, do Rafael Pantoja, que realiza de forma eficiente o intercâmbio entre projetos educativos e o Projeto Amigos da Escola. Ao Bené Costa, atual coordenador do Projeto Amigos da Escola que não mede esforços para promover a divulgação dos trabalhos educativos. À professora Marluce Lira, diretora da escola Frei Miguel de Bulhões, que estimula a realização de projetos pedagógicos. E, ainda, a professora Diana Quaresma, que vem ao longo dos anos trabalhando a questão ambiental com o projeto “Do Lixo ao Luxo”.
Parabéns para todas as escolas do cenário brasileiro e especificamente de São Miguel do Guamá que apesar dos entraves econômicos, abraçaram as causas do Amigos da Escola. Resta esperar a participação especial e consciente dos nossos governantes no tocante a valorização da profissionalização docente. Se quisermos realmente sair da condição de uma nação em desenvolvimento para um país desenvolvido.

Professor Osias Chaves



Amigos da Escola | É do Pará em São Miguel